CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE VARZELÂNDIA SE REÚNE COM CLASSE ARTÍSTICA, CULTURAL E ARTESÃOS PARA APRESENTAÇÃO DO PLANO NACIONAL ALDIR BLANC E ESCUTA COLETIVA

Cultura - Data: 5 de julho de 2024

Na manhã desta sexta-feira, 05 de julho, o Conselho Municipal de Cultura de Varzelândia se reuniu com os artistas da terra, fazedores de cultura, artesãos e empreendedores culturais tendo como pautas a Apresentação do Plano Nacional Aldir Blanc – PNAB e Plano Anual de Aplicação de Recursos, Apresentação da proposta de Lei Municipal que cria o Sistema Municipal de Cultura, Escuta coletiva, demandas e metas da LAB-02.
A assembleia aconteceu no Prédio da UAITEC que fica na Praça Cícero Dumont, Centro. Durante o encontro, todos foram informados sobre as atividades que desenvolvidas pelas Prefeitura, Administração “Quem ama cuida” seguindo as orientações e indicações do Plano Municipal de Cultura e Difusão.

A secretária do Conselho Municipal de Cultura, Adina Geralda Alkimim, esclareceu sobre o cronograma de Aplicação das Ações da Lei Aldir Blanc 02 e também do Plano Nacional Aldir Blanc – PNAB, além de pontos relevantes da Lei nº 14.399, de 8 de julho de 2022, que institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura no País, bem como, a lei nº 14.835, de 4 de abril de 2024 que Institui o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura (SNC), para garantia dos direitos culturais, organizado em regime de colaboração entre os entes federativos para gestão conjunta das políticas públicas de cultura aos Municípios.

A participação de todos foi expressiva. O secretário Municipal de Governo, Cultura e Turismo Sr. Leonardo Cardoso, apresentou a proposta da Lei que cria e institui no Município o Sistema Municipal de Cultura.

A extensionista da Emater, Maria Geralda, falou sobre a importância desta feira gastronômica e sugeriu incluir um dos pratos típicos, como o da mandioca. A representante do grupo de dança capoeira, Elenice Aparecida, agradeceu o convite e também a participação do 1º ano 2021, da Lei Aldir Blanc (Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020) e da Lei Paulo Gustavo em 2022, que ajudou muito o grupo a voltar com suas atividades normais e manter a tradição de 30 anos de existência.

A representante do grupo de Pastorinhas e da dança São Gonçalo, Lucimara Borges, ressaltou que o apoio que será recebido vai chegar em uma boa hora para apoiar os trabalhos e manutenção do grupo, q que indiretamente sempre trabalhou com a proteção do patrimônio cultural no Município, percebe o quanto é importante manter os grupos e seus saberes sempre vivo.

Após o painel de debate e discussões, foi feita a escuta e indicações para compor as metas do Plano Anual de Aplicação da Lei Aldir Blanc, sendo aprovado com unanimidade.

Como Meta 01, ações gerais de fomento cultural, sendo atividade principal apoio aos grupos folclóricos de notoriedade cultural. Meta 02, ações gerais de fomento cultural, realização de uma feira gastronômica com premiação dos sabores e saberes culturais da terra com notoriedade cultural. Meta 03, ações gerais de fomento cultural, realização de um festival popular com participação dos artistas e músicas autorais; Meta 04, custo operação de até 5% para despesas de consultoria e assessoria. E Meta 05, ações gerais de fomento cultural, realização de uma feira cultural na comunidade tradicional de Brejo dos Crioulos.

Com votação e aprovação unânime, das propostas, a reunião foi encerrada com sucesso.
O assessor de Desenvolvimento Institucional João Batista destacou a importância de todos na elaboração das metas, falou sobre um dos pratos típicos de Varzelândia que é a tropeira de frango caipira, agradeceu a presença de todos, finalizou os trabalhos.